O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Inep em 2007 e representa a iniciativa
pioneira de reunir num só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação:
fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados
das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e
que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O indicador é calculado a partir dos
dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações
do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.
Com o Ideb, ampliam-se as possibilidades de mobilização da sociedade em favor da educação, uma vez
que o índice é comparável nacionalmente e expressa em valores os resultados mais importantes da educação:
aprendizagem e fluxo. A combinação de ambos tem também o mérito de equilibrar as duas dimensões: se
um sistema de ensino retiver seus alunos para obter resultados de melhor qualidade no Saeb ou Prova Brasil,
o fator fluxo será alterado, indicando a necessidade de melhoria do sistema. Se, ao contrário, o sistema apressar
a aprovação do aluno sem qualidade, o resultado das avaliações indicará igualmente a necessidade de melhoria
do sistema. O Ideb vai de zero a dez.
O Ideb também é importante por ser condutor de política pública em prol da qualidade da educação.
É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do PDE para a educação básica.
O Plano de Desenvolvimento da Educação estabelece, como meta, que em 2022 o Ideb do Brasil
seja 6,0 – média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países desenvolvidos.
Andreza Salustriano
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A Educação qualquer que seja ela, é sempre uma teoria do conhecimento posta em prática. Paulo Freire
terça-feira, 18 de setembro de 2012
IDEB
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