terça-feira, 18 de setembro de 2012

IDEB

   O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Inep em 2007 e representa a iniciativa 
pioneira de reunir num só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: 
fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados 
das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e 
que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O indicador é calculado a partir dos 
dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações 
do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.
Com o Ideb, ampliam-se as possibilidades de mobilização da sociedade em favor da educação, uma vez 
que o índice é comparável nacionalmente e expressa em valores os resultados mais importantes da educação: 
aprendizagem e fluxo. A combinação de ambos tem também o mérito de equilibrar as duas dimensões: se 
um sistema de ensino retiver seus alunos para obter resultados de melhor qualidade no Saeb ou Prova Brasil
o fator fluxo será alterado, indicando a necessidade de melhoria do sistema. Se, ao contrário, o sistema apressar 
a aprovação do aluno sem qualidade, o resultado das avaliações indicará igualmente a necessidade de melhoria 
do sistema. O Ideb vai de zero a dez.

O Ideb também é importante por ser condutor de política pública em prol da qualidade da educação. 
É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do PDE para a educação básica. 
O Plano de Desenvolvimento da Educação estabelece, como meta, que em 2022 o Ideb do Brasil 
seja 6,0 – média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países desenvolvidos.




Andreza Salustriano

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